segunda-feira, 18 de julho de 2011

DICAS IMPORTANTES PARA O TREINO DE MUSCULAÇÃO

Estudos comprovam que na fase de hipertrofia de nada adianta executar exercícios com muita rapidez, pois, o mais importante é o tempo de contração em que o músculo é exigido a trabalhar e não somente a quantidade de repetições. Pesquisas comprovam que atletas que executaram cada repetição em torno de 6 à 10 segundos, ganharam mais massa muscular que outros atletas que executaram os exercícios em tempos inferiores. De acordo com os estudos, se deve executar os movimentos concêntricos em aproximadamente em 4 segundos, seguidos do movimento excêntrico com 6 segundos. Para se entender melhor vamos dar o exemplo da rosca direta: quando erguemos a barra na altura do ombro, o bíceps está sendo contraído e encurtando o seu comprimento (movimento concêntrico). Quando baixamos a barra e o bíceps está voltando ao comprimento normal, damos o nome de excêntrico. Portanto, o movimento excêntrico deve ser feito numa velocidade menor e bem controlada que a do concêntrico.
Abaixo segue algumas dicas importantes segundo Aaberg, 2001.

1. Determinar o objetivo do movimento a efetuar. Que grupos musculares vai treinar e que movimento articular vai produzir.

2. Alinhar a resistência ao corpo, ou vice-versa, de forma que a tração das fibras dos músculos-alvo seja diretamente oposta ao movimento ou tração da resistência.

3. Posicionar o corpo de forma que este:
–fique na melhor posição possível em termos de apoio e suporte,
–execute os ângulos mais seguros para todas as articulações e ofereça uma maior possibilidade de estabilização.
Dar uma especial atenção à coluna.

4. Determinar a amplitude ótima para aquele exercício.

5. Manter a posição e não permitir que nenhuma outra parte do corpo se movimente, a não ser aquelas necessárias para fazer o exercício.

6. Concentrar-se na contração do músculo alvo (os principais mobilizadores). Sentir o seu encurtamento enquanto se contraem. A velocidade de contração deverá ser de aproximadamente sete segundos na generalidade dos exercícios.

7. Respirar de forma controlada. Isto significa na maior parte dos exercícios expirar na fase concêntrica do movimento.

sábado, 2 de julho de 2011

FALTA DE TEMPO PARA VIVER

Muitas pessoas hoje em dia não fazem exercícios físicos e quando se pergunta o porque disto vem algumas respostas tipo: “há não tenho tempo para fazer exercício físico porque tenho que... trabalhar, estudar, estou cansado, não gosto de suar, estou indisposto, estou estressado, dormi pouco está noite...etc e tal".
Mas o mais engraçado é que vários estudos científicos comprovam que o exercício combate e reverte justamente estes tipos de problemas e muitas pessoas não percebem sua real importância na qualidade de vida geral como: evitar dores musculares, sensação de bem estar e bom humor, condicionar e melhorar a capacidade cardiorespiratória, administrar seu tempo e por ai vai.
O comportamento deste tipo de ser humano sedentário de hoje tende a se tornar cada vez mais acomodado e muitas vezes aceitar a situação das coisas como está tanto do meio social, quanto psicológico, físico e até espiritual.
Infelizmente muitas dessas pessoas realmente só mudam suas rotinas e hábitos inadequados quando a vida está por um fio bem próximo da morte, numa sala de cirurgia por exemplo. Sendo um “ataque do organismo”, que nada mais é uma resposta de alerta geral de como está o corpo avisando a precariedade da situação de saúde atual.
Desculpa é o que não faltão para estas pessoas, porém, talvez a melhor resposta seria o motivo de ser e/ou estar acomodado é a preguiça e o comodismo.
O corpo humano é como uma empresa e só funciona muito bem se soubermos administrá-lo, caso contrário provavelmente vai a falência e o insucesso chega mais cedo ou mais tarde.
Hoje as pessoas querem e buscam ganhar tempo, dinheiro e sucesso, porém, muitos não sabem administrar sua maior felicidade e riqueza que é a sua própria saúde.
O dia tem 24 hs que são subdividas o tempo, com alguns acupações seja com trabalho, estudos, afazeres domésticos, reuniões. E dentro deste tempo sempre reservamos umas 8 horas para dormir, então temos mais ou menos umas 16 hs durante o dia disponível para atividades do trabalho, estudos, família domésticos, lazer etc.
Agora será que não há uma horinha para o exercício físico? - Ou pelo menos para mudar o comportamento do mal deste século - o sedentarismo?
Nós temos obrigações no dia-dia, mas temos que perceber a necessidade de ter tempo para nós mesmos - Quantas vezes você para respirar durante o dia? Já percebeu como anda seus batimentos cardíacos? Você está com sintoma de cansaço durante o dia? Está com insônia? Está estressado? Então talvez o seu corpo tem algo a dizer para você:
-“O chefe, você vai ainda ficar parado aí e reclamando que não tem tempo para viver a vida?”