domingo, 18 de março de 2012

FALTA DE TEMPO PARA VIVER A VIDA

Muitas pessoas hoje em dia não fazem exercícios físicos e quando se pergunta o porquê disto vêm algumas respostas tipo: "ah, não tenho tempo para fazer exercício físico porque tenho que trabalhar, estudar, estou cansado, não gosto de suar, estou indisposto, estou estressado, dormi pouco está noite...” etc e tal.
Mas o mais engraçado é que vários estudos científicos comprovam que o exercício combate e reverte justamente estes tipos de problemas e muitas pessoas não percebem sua real importância na qualidade de vida geral como evitar dores musculares, dar sensação de bem-estar e bom humor, condicionar e melhorar a capacidade cardiorespiratória, administrar seu tempo e por aí vai.
O comportamento deste tipo de ser humano sedentário de hoje tende a se tornar cada vez mais acomodado e muitas vezes aceitar a situação das coisas como estão, tanto no meio social quanto psicológico, físico e até espiritual.
Infelizmente, muitas dessas pessoas realmente só mudam suas rotinas e hábitos inadequados quando a vida está por um fio, bem próximo da morte, numa sala de cirurgia, por exemplo. Sendo um "ataque do organismo", que nada mais é uma resposta de alerta geral de como está o corpo avisando a precariedade da situação de saúde atual.
Desculpa é o que não falta para estas pessoas, porém, talvez a melhor resposta do motivo de ser e/ou estar acomodado são a preguiça e o comodismo.
O corpo humano é como uma empresa e só funciona muito bem se soubermos administrá-lo, caso contrário, provavelmente vai à falência e o insucesso chega, mais cedo ou mais tarde.
Hoje as pessoas querem e buscam ganhar tempo, dinheiro e sucesso, porém, muitas não sabem administrar sua maior felicidade e riqueza, que é a sua própria saúde.
O dia tem 24 horas que são subdivididas com algumas acupações, seja trabalho, estudos, afazeres domésticos, reuniões. E dentro deste tempo sempre reservamos umas 8 horas para dormir, então temos mais ou menos umas 16 horas durante o dia disponíveis para atividades do trabalho, estudos, família, domésticos, lazer etc.
Agora, será que não há uma horinha para o exercício físico? Ou pelo menos para mudar o comportamento do mal deste século — o sedentarismo?
Nós temos obrigações no dia a dia, mas temos que perceber a necessidade de ter tempo para nós mesmos. Quantas vezes você para pra respirar durante o dia? Já percebeu como andam seus batimentos cardíacos? Você está com sintoma de cansaço durante o dia? Está com insônia? Está estressado? Então talvez o seu corpo tem algo a dizer para você: — Ô chefe, você ainda vai ficar parado aí e reclamando que não tem tempo para viver a vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário