sábado, 1 de setembro de 2012

O Direito do Profissional de Educação Física



Somos uno, corpo, mente e espírito e não parte disso. Já é muito sábio que a atividade física é para um indivíduo um forte meio de prevenção de doenças, e para os governantes um método eficiente e econômico para melhorar a saúde pública de toda a população, sem falar na contribuição a cidadania.
        Na atualidade a capacidade cognitiva e a condição de domínios motores mínimos (apertar um botão por exemplo) é o que prevalece, e ao mesmo tempo  contribui ao aumento de pacientes enfermos em postos de saúde.
Uma criança que não tem chances de vivências positivas no mundo motor, terá oportunidades no futuro dentro do seu domínio limitadas. Há Educação Física Escolar é a principal ferramenta, porquê têm o espaço institucional onde atividades recreativas, desportivas devem e são tarefas do professor de Educação Física para formar e contribuir decisivamente na maior parte do destino das crianças e jovens do nosso país.
A atividade física e desportiva deve ser conduzida e orientada por Profissionais de Educação Física habilitados, e que tenham em seu trabalho uma forma consciente, formativa, qualitativa e acima de tudo ética no que fazem.  Pois, a prática com pessoas não capacitadas ou por sí só (sem orientação) não é valida e sim muito prejudicial e como se diz por ai“o barato pode sair caro”, ocasionando muito danos, lesões e malefícios físicos, sociais e até educacionais. 
A Carta Internacional de Educação Física e Esporte, aprovada na sessão da UNESCO, no ano de 1978 menciona: “os programas destas áreas correspondem às necessidades dos indivíduos e da sociedade, sendo o ensino, o enquadramento e administração da Educação Física e Esporte devem ser confiados a pessoal qualificado”.
Segundo o artigo 3 da Lei n 9.696/98, compete ao profissional de Educação Física em coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e inter-disciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos na área de atividade física e desporto. 
O Profissional de Educação Física têm direito a este espaço, conquistado nos bancos escolares, onde teve formação em conhecimentos científicos, pedagógicos, técnico e ético e deve fazer o seu trabalho ensinando, treinando, orientando, dinamizando as atividades esportivas, mas sempre de forma homogênea, agregadora, democrático e cooperativo.
“O esporte e a atividade física não são um milagre, mas parte do milagre”
-  Parabens a todos os Profissionais de Educação Física que contribuem para isso!!!