segunda-feira, 9 de julho de 2012

Você sabe o que é Treinamento Proprioceptivo?



O Treinamento Proprioceptivo é baseado em exercícios para a melhora da sensação de movimento originadas das articulações, músculos, tendões e ligamentos que são enviadas por meio de vias ao sistema nervoso central de modo consciente ou inconsciente e influenciando no tônus muscular, execução motora e coordenação, reflexos musculares, equilíbrio postural e estabilidade articular.
Para você entender melhor fica fácil em termos práticos este tipo de treino consiste em causar desequilíbrios ao corpo de forma organizada para que haja uma resposta do sistema nervoso central gerando estabilidade funcional. Por exemplo: Quando pisamos numa superfície irregular, os proprioceptores detectam essa mudança e enviam essas informações para o cérebro aonde são processadas, o cérebro, então, "orienta" os componentes articulares envolvidos a se reajustarem à nova situação para manter o equilíbrio e então chamamos essa resposta de controle neuromuscular.

Esse tipo de treinamento proprioceptivo de controle neuromuscular é como se fosse um sentido, como o tato, olfato, porém, ele atua no lado de dentro do nosso corpo.
Age na sensibilidade de posicionamento das articulações, no equilíbrio e na ativação muscular gerando uma melhor adaptação das capacidades físicas (coordenação motora, equilíbrio, força, velocidade, flexibilidade), além de ajudar em termos psicológicos como o aumento de autoconfiança.
Os exercícios proprioceptivos estão presentes no processo de recuperação e na prevenção de lesões musculoesqueléticas para pessoas de todas as idades e grau de condicionamento físico.
Em atletas são importantes sua prática, pois, restabelece o controle biomecânico do movimento, dando mais eficiência do gesto motor desportivo realizado.
Na vida cotidiana de pessoas não atletas principalmente pessoas com mais de 65 anos de idade que sofrem quedas frequentes, a prática do treinamento proprioceptivo é fundamental para a promoção de saúde, pois, além de ajudar prevenir quedas fornece o equilíbrio, além da manutenção da força, adquirindo maior estabilidade musculoarticular e postural.