quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Você sabe qual é a ordem correta nos exercícios de musculação para aumento da força e hipertrofia muscular?

Você já deve ter observado que num programa de exercícios de musculação exige diversas variáveis que compõe e interferem nas respostas do treinamento, tais como o número de exercícios, séries, freqüência, velocidade de execução, carga, tempo de intervalo entre as séries e exercícios. Mas você sabe qual é a melhor ordem dos exercícios para aumento da força e hipertrofia na musculação?
Existe uma grande tendência proposta na literatura entre elas do American College of Sport Medicine (ACSM, 2002), que para aumento na força e hipertrofia muscular o treinamento físico deve-se executar na seguinte ordem: dos exercícios multiarticulares (grandes grupos musculares) antes dos exercícios uniarticulares (pequenos grupos musculares).
Justificando está opção que proporciona maior rendimento no volume total de treino (repetição x carga), enquanto que a realização de exercícios isolados antes dos multiarticulares compromete o volume de treino devido a fadiga antecipada de músculo sinérgicos ou fixadores, importantes para a execução de uma técnica correta e aumentando o risco de lesão por dificuldade de manutenção da técnica.
Outro argumento apontado pelos defensores desta metodologia de treino é que a grande maioria das atividades diárias envolve atividades multiarticulares, o que garante assim uma maior validade/especificidades correlacionada com as tarefas da vida diária entre outras manifestações recreativas e desportivas (ACSM, 2002; GENTIL 2005; EFORZO & TOUEY, 1996).
Além do mais, o esforço de concentração mental necessário para a realização de exercícios multiarticulares é muito grande, e se realizá-los depois de ter concluído exercícios para pequenos grupos musculares reduz os níveis de concentração.
Mas a opção para realizar exercícios monoarticulares no início de uma sessão de treinos pode ser bastante válida quando o objetivo é impor maior estimulo para estes pequenos grupos musculares, este procedimento também é comum entre praticantes experientes de exercícios com pesos como é mencionado por Fleck & Kraemer (2006, p. 203).
Vale ainda ressaltar que independente da ordem, os últimos exercícios e as últimas séries são sempre afetados negativamente pelo efeito cumulativo das execuções anteriores, ocorrendo tanto para grandes como pequenos grupos musculares, com efeitos mais evidentes para solicitação dos membros superiores, enquanto que aqueles exercícios realizados no meio da sessão de treino são menos influenciados pela ordem dos exercícios.