quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EQUILIBRIO DE CONSUMO E GASTO DE CALORIAS MELHORAM A SAÚDE

Um estudo da comissão que coordenou o programa Healthy People 2000 dos Estados Unidos revelou que a queima de 150 calorias por dia reduz em 40% o risco de doenças ligadas ao sedentarismo, especialmente ataques cardíacos.
Pesquisas mais recentes da Organização Mundial de Saúde revelaram que a ingestão calórica entre os indivíduos é aproximadamente 6% superior do que há duas décadas, sendo aproximadamente 2.500 e 1600 calorias diárias para homens e mulheres, respectivamente. E mais da metade dos adultos são fisicamente inativos. O aumento da predominância, por de obesidade ocorreu porque muitas pessoas ingerem mais calorias do que gastam.
O corpo humano contém mais de 400 músculos esqueléticos voluntários, os quais representam cerca de 50% do peso corporal. Para manter o tônus não só é necessário ter uma boa alimentação como um gasto de energia correto.
A capacidade de perder ou manter peso é determinado pelo equilíbrio entre a “entrada e saída” de calorias do organismo, e à medida que o corpo consome o carboidrato ele tende a buscar outras fontes de energia no corpo como gorduras e proteínas.
Os exercícios físicos aumentam o gasto diário total de energia, ajudam a manter ou aumentar o peso da massa não gordurosa e estimulam a perda de gordura corporal, portanto, são fundamentais para um programa de controle e redução de peso.
A importância do exercício físico e uma dieta adequada são fundamentais para as pessoas obesas. Os indivíduos que são inativos, ao tentarem perder peso podem comer menos e ter dificuldades de obter suas necessidades nutritivas com uma dieta satisfatória.
Muitas pessoas emagrecem a custa de massa muscular, pois, o corpo metaboliza a proteína junto com a gordura como fonte de energia, resultando um desequilíbrio da composição corporal. Por exemplo: uma dieta hipocalórica contendo pouco carboidrato disponibilizará pouca energia para as tarefas diárias e funções vitais do organismo, o mesmo avisará por meio de tonturas, náuseas e até desmaios.
Outros casos, pessoas que mesmo pesando pouco se acham gordas e simplesmente param de comer, isto pode ser um distúrbio fisiológico, a anorexia nervosa, uma doença relacionada à imagem corporal.
Portanto o aumento de energia gasto em exercícios auxilia a manter a saúde das desde que as pessoas se alimentam com uma dieta saudável, pois, a questão de saúde, tem uma relação direta no que você consome e no que você gasta está energia.
Se você quer iniciar um programa de atividade física tem que saber qual exercício você mais gosta, além disso, os estoques de gordura utilizados como fonte de combustível variam em função da intensidade e da duração do exercício, mas isso irremos conversar mais detalhadamente num outro momento.

Você sabia: mesmo em repouso o tecido muscular de uma pessoa consome cerca de 45 calorias por quilo ao dia.

Bons Treinos e até mais...