quarta-feira, 22 de junho de 2011

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO INVERNO

Pratique exercícios físicos durante o frio também...
Os exercícios físicos durante o frio são muito benéficos para a saúde, sendo ótimas para evitar o ganho de peso comum durante esta época e amenizar os efeitos do colesterol, pois, tendemos a comer mais ingerindo em maior quantidade alimentos hipercalóricos. Além do mais, com temperaturas mais baixas respiramos melhor e apresentamos um melhor desempenho durante os exercícios se comparado ao calor onde o corpo aquece demais e ocasiona pressão alta e fraqueza.
No frio o corpo gasta mais energia para manter-se aquecido na sua temperatura ideal em torno de 36° C. Três quartos da energia do corpo humano são despendidos apenas para manter a temperatura
e só o que sobra vai para o exercício na contração muscular.
No inverno temos o tempo a nosso favor, pois, “aquelas velhas metas” de entrar em forma durante o inicio no verão, quando iniciadas antes são muitos mais consistentes, melhorando também a saúde como doenças respiratórias (bronquite, asma sinusite e resfriados típicos) bem como a performance física (capacidade aeróbia, força, flexibilidade).
Para quem está com sobrepeso iniciando exercícios nesta estação não só aumenta a queima de gorduras como também ajuda o processo de emagrecimento gerando mais conforto e consequentemente, melhorando a disposição para exercitar-se durante o verão.
A prática de esportes em temperaturas mais baixas é preciso incrementar um aquecimento sempre, isso se deve ao fato do funcionamento do nosso organismo possibilitar aumento da temperatura corporal interna e muscular, o que é fundamental para uma prática esportiva adequada para evitar lesões durante o inverno.
Fisiologicamente o fluxo sanguíneo precisa cumprir um processo gradativo para atingir seu ponto ideal de funcionamento, levando oxigênio para a musculatura ativa, assim como enzimas e outras substâncias químicas que atuam no fornecimento de energia para os nossos movimentos. Para atingir este ponto ideal no inverno, o organismo deve passar por uma preparação mais intensa: recomenda-se fazer entre 10 e 15 minutos de aquecimento - uma caminhada, por exemplo, de baixa intensidade, que deve ser intensificada até o trote - com duração total de 10 a 15 minutos para quem vai praticar uma corrida. Em seguida, pode-se iniciar um alongamento específico para os grupos musculares usados e a atividade esportiva que vai praticar, permitindo a distensão em níveis seguros das fibras musculares. Porém, alongar a musculatura sem que ela esteja devidamente aquecida já representa um risco maior de lesão, principalmente no inverno.
Algumas dicas importantes durante a prática de exercícios no inverno:
• Apesar de a transpiração ser menor em dias frios, perde-se muito líquido. Portanto, beba água antes, durante e após a atividade física;
• Use roupas que irão mantê-lo aquecido, mas que sejam leves e confortáveis para garantir a liberdade de movimentos;
• Não use agasalhos com plástico ou de tecido emborrachado, pois favorece a desidratação;
• Após os exercícios, deve-se imediatamente tirar a roupa molhada de suor e colocar uma roupa seca e um agasalho para manter a temperatura do corpo.

- Abraços a todos e Bom treino!