domingo, 30 de janeiro de 2011

EXERCÍCIOS FISICOS PRATICADOS AO AR LIVRE

Nesta época de verão e férias saia para o ar livre e explore as suas opções de exercício de forma entusiasmante e estimulante não necessitando de equipamentos apenas de algum tempo livre e as oportunidades de gastar energia serão muito prazerosas, tendo uma chance de observar a natureza e uma oportunidade de rejuvenescer o espírito.
Você pode começar os exercícios fazendo uma visita numa reserva natural, passeio sobre o campo, ou então realizar regularmente caminhadas respirando o ar puro de um parque, ou praia durante o nascer ou por do sol e terás aquela sensação de liberdade com o vento batendo no rosto e uma paisagem que muda constantemente.
Muitas pessoas deixam de se exercitar porque ficam cansadas da rotina de treinos dentro das academias. Outras nem se arriscam a iniciar um programa de exercícios físicos porque não suportam a idéia de se exercitar dentro de um ambiente fechado igual aos rotineiros de seu trabalho.
Exercitar-se ao ar livre leva a ter um contato com a natureza e é perfeito para desafiar seu corpo e sua mente a descobrir uma sensação de bem-estar, proporcionará uma pausa nos barulhos de música alta, luzes artificiais e os flashes da televisão que normalmente vemos nas academias ou fugir da monotonia de ambientes fechados como de apartamentos.
Algumas dicas importantes:
• Evite os raios solares mais fortes e escolha a manhã cedo ou o fim da tarde para as sessões de exercício físico ao ar livre;
• vista roupas largas, com cores claras, que desviam os raios solares;
• Aumente a sua ingestão de saladas, fruta e legumes, você necessita dos nutrientes antioxidantes extra quando está ao sol.

Apenas cinco minutos de exercícios físicos em uma "área verde", como um parque, por exemplo, podem ser suficientes para melhorar a saúde mental, segundo cientistas britânicos.
Pesquisadores da Universidade de Essex examinaram dados de 1.250 pessoas em dez estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre.
Eles analisaram atividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.
Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens.
De acordo com os cientistas, o maior efeito sobre o bem-estar mental surgia em apenas cinco minutos. Com o passar do tempo, os efeitos positivos continuavam aparentes, mas tinham menor magnitude. Ainda segundo os pesquisadores, o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio.
Para Jules Pretty, um dos autores do estudo, pessoas geralmente sedentárias, estressadas, deprimidas ou com problemas de saúde mental seriam as mais beneficiadas por atividades ao ar livre. (Fonte: BBC/IG)
IMPORTANTE: os exercícios físicos ao ar livre trazem uma série de benefícios de ordem física, mental e até espiritual, mas também há riscos se não houver a orientação de um profissional especialista, além do mais, é necessário ter uma análise do estado geral de saúde antes de iniciar atividades físicas, como uma caminhada ao ar livre.