Personal Fitness Trainer


sexta-feira, 17 de abril de 2015

BELEZA E MUITO TREINO FAZEM PARTE DA VIDA DELAS!!!


Postado por Loir Carlos da Costa às 20:11 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

WELLNESS, SPORTS & FITNESS

WELLNESS, SPORTS & FITNESS

PERSONAL FITNESS TRAINER

PERSONAL FITNESS TRAINER
Loir Carlos da Costa

Quem sou eu

Loir Carlos da Costa
Graduado em Educação Física com Especialização em Fisiologia do Exercício -2005, Ciência e Medicina do Esporte -2009, ambas pela Universidade Federal do Paraná. Personal Trainner, e Preparação Física para atletas profissionais. Experiência como atleta: Vice-Campeão Brasileiro de Karatê em 2001 e 3° lugar no Brasileiro nos anos de 1999 e 2002 - Faixa preta de karatê 1° DAN. Profissional credenciado no CREF - 9757 G/PR.
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • abril (1)
  • fevereiro (1)
  • outubro (1)
  • julho (1)
  • maio (1)
  • fevereiro (1)
  • outubro (2)
  • setembro (1)
  • julho (1)
  • junho (1)
  • maio (1)
  • abril (3)
  • março (2)
  • janeiro (1)
  • dezembro (1)
  • novembro (1)
  • outubro (1)
  • setembro (1)
  • agosto (1)
  • julho (2)
  • junho (1)
  • janeiro (1)
  • novembro (1)

Seguidores


PERSONAL FITNESS TRAINNER

PERSONAL TRAINER é o seu professor de condicionamento físico particular que irá lhe instruir na comodidade de seu lar, na academia, no parque ou no trabalho, dependendo de sua disponibilidade e objetivos.

O treinador pessoal é aquele que monta o treinamento individualizado e que acompanha o praticante em todos os exercícios, corrigindo a postura e o movimento, incentivando o acréscimo de carga, auxiliando na execução das séries e programando uma periodização especial para que se obtenha o máximo do treino.

Ter um profissional altamente qualificado e só você como aluno é 100% de segurança e aproveitamento nos exercícios.
Para isso o profissional deve ter conhecimento suficiente para analisar seu estado atual de condicionamento e preparar um programa de treinamento onde inclua exercícios de flexibilidade, exercícios aeróbios e exercícios de força, tudo voltado inicialmente para a melhoria da aptidão geral e promoção da saúde, diminuindo o risco de doenças e lesões.

Um dos itens mais importantes para um bom treinamento individualizado, é a periodização, isto significa a divisão do tempo de treinamento por fases onde estarão incluídos os objetivos, a freqüência, intensidade e duração.

O treinador individual, que chamamos de personal trainer, deve acompanhar seu cliente sempre que necessário, principalmente, com aqueles alunos que estão iniciando ou são portadores de algum tipo doença crônica degenerativa como diabetes, osteoporose, hipertensão e cardiopatia.

Oriente-se antes de contratar um profissional, buscando saber sua formação e qualificação desta forma você terá um ótimo prestador de serviço a favor de sua saúde.

O que você precisa saber antes de contratar:

  1. Formação: deve ser em Educação Física, Ciências da Atividade Física ou Esporte ( se seu objetivo for a performance)
  2. Especialização: de preferência na área que você está procurando, ou que tenha experiência anterior. Por exemplo se você quer ter aulas de natação, seu Personal pode ser especializado em Fisiologia do Exercício e ter atuado com natação.
  3. Experiências anteriores: verifique os locais onde o professor já atuou.
  4. Entrevista: solicite uma entrevista e tire todas as suas dúvidas é preciso ter afinidade.
  5. Locais de atendimento: verifique onde o professor atende e se oferece a infra-estrutura para suas necessidades. Se for na sua residência verifique se levará os equipamentos necessários ou se você terá que adquirí-los.
  6. Valor das aulas: Personal custa caro, além de ministrar as aulas existe todo um trabalho na sua preparação, portanto desconfie de valores muito baixos. Se cobra pouco o professor precisa ter muitos alunos, se tem muitos alunos, terá pouco tempo para planejar as aulas, avaliar os resultados e traçar novas metas e as aulas provavelmente deixarão de ser personalizadas. Um mesmo plano servirá à vários alunos

Praticar exercícios com um Personal Trainer, é a certeza de uma maior eficiência e melhores resultados. O profissional irá elaborar um programa de treinamento de acordo com os seus objetivos.
Planejamento, prescrição, orientação e acompanhamento personalizado e único, promovendo maior motivação, satisfação dos objetivos e alcance do cliente, com segurança, objetividade e eficiência.


Professor LOIR CARLOS DA COSTA


- Personal FitnessTrainner

- Especialista em Fisiologia do Exercício – UFPR

- Especialista em Medicina e Ciência do Esporte – UFPR

- Membro do CEPEFIS/UFPR (Centro de Estudos de Performance Física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná).

- Graduado em Educação Física - UNICS - Cref 9717 G/SC



O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL?


O treinamento funcional é um método de treinamento físico que objetiva a melhora da aptidão física relacionada à saúde à performance e à prevenção de lesão músculo-esquelético. Diferente do treino tradicional de musculação, que foca na melhora de apenas uma capacidade física (no caso a força muscular, requisito fundamental para qualquer corredor), o treino funcional compreende a união e o desenvolvimento de várias capacidades físicas concomitantemente.
Em um único exercício, podem ser trabalhadas capacidades como: equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, coordenação e a velocidade. Além disso, o treinamento funcional promove o trabalho e o fortalecimento de músculos menores e mais profundos que garantem a estabilidade de articulações como a do tornozelo e do joelho, que muitas vezes o treinamento exclusivo de musculação não consegue atingir.

Começaremos agora a abordar um assunto muito interessante para quem pratica o treinamento com pesos, num TREINAMENTO FUNCIONAL - será que dá resultado mesmo? não vou emagrecer com esse treino? vou ganhar músculos? Um Treino funcional de força é proveitoso?

O que se vê rotineiramente nas academias são os exercícios sendo direcionados diretamente para um grupo muscular específico, seja para coxa, panturilhas, ombros, dorsais, peitorais contudo, num Treinamento Funcional, a idéia é focar a movimentação do corpo como um todo através de movimentações básicas que propiciam uma melhor semelhança com atividades diárias do dia-a-dia: agachar, carregar, levantar, puxar, empurrar - daí dizer, caso haja uma resistência em quaisquer desses movimentos, por que não dizer que a produção de força está sendo feita? Um movimento ISOLADO, MULTI-ARTICULAR ou mesmo INTEGRADO, além de trabalhar o corpo em GRANDES AMPLITUDES, o ganho de força FUNCIONAL fará com que ocorra a OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA NEUROMUSCULAR..
Certamente, os malhadores de plantão poderão achar os exercícios funcionais um pouco mais lentos e desestimulantes. Mas, para aqueles que tentam fugir das modalidades de exercício convencionais, essa é, sem dúvida, uma ótima opção, seja para o físico, pois o aluno queima, sim, calorias, ou para a saúde.

No exemplo da imagem a baixo , o exercício “Stiff”, a instabilidade gerada pela plataforma faz com que se trabalhe, além da musculatura posterior da coxa, da região lombar e dos glúteos, toda musculatura intrínseca da região do tornozelo e joelho, fortalecendo-as. Dessa forma, quando o corredor, no treino ou na prova, estiver em um terreno irregular, com depressões ou buracos, a probabilidade de desenvolver alguma lesão decorrente de torções, distensões ou estiramento muscular reduz significativamente.

Além disso, para se manter em cima da rampa, é preciso contrair o abdômen. Exercícios como esse, realizados sobre rampas instáveis, no jump ou na bola fortalecem além de toda musculatura da coxa, o tronco, as articulações e desenvolve ainda a concentração e a coordenação motora.

Stiff, um exemplo de exercício funcional

Stiff, um exemplo de exercício funcional
As aulas são dinâmicas e contam com o auxílio de alguns objetos como bolas, elásticos e plataformas especiais. São eles os principais responsáveis por dar equilíbrio e estimular os músculos dos alunos.
Outra diferença é em relação ao ritmo das aulas. Quando se fala em exercícios funcionais, não são levados em conta o rendimento ou as medidas dos alunos, mas sim a capacidade de concentração e coordenação. Flexibilidade, agilidade e força são as principais metas. Entre os benefícios mais evidentes, a redução das dores musculares e do cansaço merecem destaque.

overball

overball
Os nomes das atividades que nos ajudam a “preparar” o corpo são os mais variados possíveis: Gymnastic ball, Fitball ou, até mesmo variações de algumas atividades já bastante conhecidas como Ioga, Pilates e Tai chi chuan. As técnicas usadas nas atividades que proporcionam esta preparação consistem em uma junção de movimentos que imitam o nosso cotidiano, e o resultado é um treinamento com um alto número de repetições de exercícios que trabalham grupos musculares específicos.

flexão de apoios

flexão de apoios
Tema Espetacular Ltda.. Imagens de tema por nickfree. Tecnologia do Blogger.